Entre em contato

Mande uma mensagem e saiba como Adquirir um produto Welle Laser.

 10/08/2017

10 fatores para considerar ao comprar uma máquina de marcação / gravação

Melhoria em processos é uma necessidade que bate à porta de todos os empresários, gerentes de projeto e compradores. Muitas vezes são desencadeadas por panes em equipamentos antigos, alterações nas demandas, atualização dos concorrentes, eliminação de gargalos na produção, ou simplesmente com o objetivo de enxugar os gastos. Com frequência, a troca de equipamento está relacionada a mais de um desses fatores.

A partir do momento que o problema é identificado e o investimento em equipamento é decidido, os responsáveis da compra encaram um grande dilema, pois terão que se informar sobre as principais opções disponíveis no mercado – e isso inclui soluções dadas por tecnologias diferentes.

O importante é ter calma, pois uma compra errada pode significar dor de cabeça e perdas, enquanto uma boa decisão pode alavancar o crescimento e cortar custos.

Vamos analisar o processo de marcação ou gravação, que é o assunto o qual lidamos todos os dias.  Ao escolher o melhor processo ou tecnologia, muitos consideram apenas o custo do equipamento. Porém, para realizar uma compra acertada, é preciso fazer um estudo aprofundado de custo a curto e longo prazo, bem como robustez do equipamento e flexibilidade. É importante também pensar no volume e variação da demanda, incluindo projeções estratégicas da empresa. Para facilitar, listamos os pontos mais importantes  para a tomada de decisão de compra:

1. Volume da demanda

Você teve aumento na demanda ou quer se preparar para um crescimento previsto? Neste caso, fique de olho na velocidade de marcação e na sua necessidade de automação. Tecnologias antigas normalmente são mais lentas, exigem maior treinamento do funcionário e podem não se adequar à sua linha de produção.

2. Material a ser gravado ou marcado

Seu crescimento prevê expandir para novos mercados, incluindo novos produtos ou diferentes materiais? Fique atendo aos tipos de materiais que podem ser marcados pela máquina. Muitos métodos marcam apenas metais, outros não são tão eficientes na marcação de plásticos, por exemplo.

3. Acesso à superfície para marcação ou gravação

Poucas pessoas lembram que alguns processos não marcam superfícies rugosas ou de difícil acesso para a máquina. Para evitar problemas, pense na geometria das peças que precisarão ser gravadas.

“Desconfie quando o valor do equipamento é dado sem que você passe por uma boa conversa com um vendedor técnico antes.”

4. Tipo de marcação

A marcação pode ter um propósito decorativo, de identificação, ou de rastreabilidade. Cada tipo de marcação demanda mais de certas características como velocidade ou precisão. No caso de rastreamento de peças, por exemplo, a marcação deve ser precisa, ágil e indelével para evitar fraudes. Para alguns, o tempo de marcação pode não importar tanto, pois a produção não é tão alta, diferentemente do desempenho esperado em linhas de produção, por exemplo. Ou seja, o ideal é fazer ensaios com a peça para garantir o resultado esperado de qualidade x tempo de processo.

5. Custo da máquina

O item mais simples, porém o que mais induz ao erro. Decisões baseadas apenas no custo da máquina não levam em conta o custo real do processo. Infelizmente, para aumentar vendas, muitos fabricantes de máquinas não mencionam os custos “escondidos”.
Desconfie quando o valor do equipamento é dado sem que você passe por uma boa conversa com um vendedor técnico antes. A compra de máquinas é um processo complexo, e a máquina com o melhor custo x benefício só poderá ser oferecida se o fabricante tiver conhecimento específico da sua situação e necessidade. Lembre-se que os melhores vendedores tentarão resolver seu problema, não empurrar um produto qualquer.

6. Custo operacional

Estes são os custos “escondidos”, ou seja, aqueles que necessitam de mais atenção para decifrar. Aqui, você precisa avaliar os custos variáveis e fixos. Um dos maiores custos variáveis que refletirá no valor do seu serviço ou produto é o dos consumíveis. Faça uma conta simples e veja o custo do consumível a longo prazo, pois podem significar um gasto considerável. Processos que envolvem mais de um consumível como tinta e papel, tendem a ser ainda mais caros.

7. Risco na operação

Alguns processos podem oferecer risco durante a operação, seja no manuseio de materiais ou com o nível de ruído. Pesquise quais são as normas de segurança para os equipamentos e se a máquina está dentro dos padrões.

8. Durabilidade

Alguns equipamentos sofrem com a ação do tempo e partes sofrem desgastes quando o processo é agressivo. Procure saber quanto tempo dura a máquina, o quão robusta ela é (principalmente em ambientes insalubres), e quanto tempo de garantia o fabricante oferece. Isso influi tanto sobre o custo de manutenção quanto sobre o custo de revenda da máquina.

9. Suporte

Além da durabilidade, é importante consultar qual o suporte oferecido. Verifique se é local e em português, principalmente para casos de importações. Constatamos que muitos fabricantes de máquinas não se preocupam com o pós-venda, deixando empresas em situações de máquina parada por longos períodos – o que equivale a prejuízo por baixa produtividade.

10. Pagamento

Quais as opções de pagamento disponíveis? Opções como o Finame e Cartão BNDES facilitam a vida daqueles que não querem comprometer o capital, enquanto parcelamento direto com a empresa pode gerar economia no valor final da compra. O aluguel de máquinas também pode ser uma ótima opção se sua demanda aumentar bastante e você precisar de mais de uma máquina, por exemplo.

Parece complicado? Sugerimos fazer uma tabela e anotar todos os prós e contras, dando notas para cada um destes ítens.

 


Marcação com a Welle

Para facilitar sua escolha, vamos adiantar que as máquinas de marcação da Welle pontuam muito bem em todos os itens listados acima. Os equipamentos são 100% fibra óptica, ou seja, o laser é gerado e conduzido por fibra. Isso faz com que não haja custos escondidos na máquina, pois basta ligá-la na tomada e começar a marcar.
Também temos vantagens com relação à durabilidade da máquina, que é robusta e preparada para ambientes industriais, além de ter um laser com expectativa de vida útil de 100.000 horas. O projeto e tecnologia de ponta fazem com que haja baixíssimo custo de manutenção (quase nulo).
Nossas máquinas marcam metais, polímeros e compósitos de forma permanente, com alta precisão e velocidade impressionantes e também podem realizar micro-usinagem. Nossas linhas possuem estações de trabalho completas, soluções compactas de mesa, e OEMs.
Temos clientes de indústrias variadas: montadoras, fabricantes de eletroeletrônicos e instrumentos cirúrgicos, ferramentarias, peças de construção, empresas de brindes, agropecuárias, prestadores de serviços, entre muitos outros.
Você provavelmente já entrou em um carro fabricado no Brasil com peças marcadas com uma das máquinas da Welle. Seu fogão, geladeira e forno também tem grandes chances de ter marcação feita em uma máquina Welle, já que estamos presentes nas maiores fábricas do país.

Entre em contato com nossa equipe técnica e saiba mais. Como gostamos de dizer por aqui, trocar informações sempre enriquece.

Não deixe também de conferir nossas formas de pagamento.

 

Tags: ,