Entre em contato

Mande uma mensagem e saiba como Adquirir um produto Welle Laser.

 21/08/2020

3 maneiras de expandir a capacidade produtiva da sua empresa

Se você é um fabricante, você entende o valor de medir um processo de produção e a melhoria contínua desse processo. Cada empresa inevitavelmente desenvolve seus processos únicos e deve continuar a melhorá-los ao longo do tempo. 

O processo único de uma empresa é um dos seus principais diferenciais competitivos e deve melhorar continuamente para permanecer rentável e viável. Um processo eficiente ajuda a manter um negócio e seus produtos rentáveis.

Mas de que formas posso expandir minha capacidade produtiva?

Existem diversas maneiras para aumentar a sua capacidade produtiva, neste artigo, listamos algumas opções que podem ser viáveis para a sua indústria:

Melhorar processos investindo em treinamento

Esta pode ser uma forma rápida e relativamente barata para otimizar seus processos, e consequentemente, expandir a sua produção. Desenvolver as habilidades de seus colaboradores com treinamento especializado pode ser uma solução prática e viável para utilizar de forma eficaz o seu maquinário e extrair o máximo dele. Porém, caso a sua demanda seja maior, investir apenas em treinamento pode não ser o suficiente.

Abrir novos turnos de trabalho

Adicionar novos turnos de trabalho pode aumentar sua produção consideravelmente. Com a sua indústria trabalhando dia e noite, é possível reduzir o tempo em que a produção fica parada, aumentando a capacidade produtiva consideravelmente.

O problema deste método é que possui um elevado gasto com mão de obra, além de gastos com energia e principalmente gastos com manutenção, já que a produção em turno dobrado pode sobrecarregar a máquina acelerando seu desgaste.

Investir em novas máquinas/equipamentos

Investir em novas máquinas e atualizar seu parque fabril normalmente é garantia de maior produção. Muitas vezes, aumentar seu parque fabril e se livrar de tecnologias já obsoletas é essencial para manter-se competitivo e alavancar a empresa, tendo a certeza de um rápido retorno de investimento, quando realizado de forma estratégica.

No caso do setor de corte de chapas, por exemplo, ao substituir processos antigos de corte (como CO2, plasma, puncionadeira, prensa, corte jato d’água) pelo corte de fibra óptica, é possível cortar duas a três vezes mais peças por unidade de tempo, e consumir menos da metade dos custos operacionais, muitas vezes sendo possível substituir múltiplas máquinas por apenas uma de laser de fibra óptica. 

Caso a sua empresa possua máquinas que não contam com o que há de mais moderno em tecnologia para processamento de chapas, a Welle Laser propõe a realização de um estudo detalhado sem custos, que demonstrará o ganho que a tecnologia do laser de fibra, produzido por uma empresa brasileira, pode proporcionar.

Ficou interessado em atualizar seu parque fabril?

Preencha o formulário abaixo e lhe faremos um contato!