Entre em contato

Mande uma mensagem e saiba como Adquirir um produto Welle Laser.

 27/11/2018

As dúvidas mais frequentes sobre marcação e gravação com laser de fibra óptica.

Marcação/gravação com laser de fibra óptica, embora sejam processos auto-explicativos pelos nomes, nem sempre são tão simples quanto se pode pensar. Com vários tipos de parâmetros e vários tipos de laser capazes de serem utilizados, muitas são as dúvidas em torno destes processos.

No texto baixo, montamos uma lista com as dúvidas mais frequentes, para lhe ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto. Confira!

O que são os processos de marcação/gravação a laser?

Estes são o processo de usar um raio laser para marcar/gravar permanentemente a superfície de um material.

Existe diferença entre marcação e gravação laser?

Embora os dois sejam semelhantes por natureza e, as máquinas da Welle trabalharem com os dois processos, os termos não são sinônimos.

Eles têm uma diferença importante que nem sempre é destacada. Marcação a laser é fazer uma marca permanente somente na superfície de uma peça, sem retirada de material. Gravação a laser, por outro lado, é fazer uma determinada marca, retirando material da superfície da peça.

Enquanto a marcação a laser oxida a superfície do material com o qual está trabalhando, a gravação vaporiza a área visada, removendo permanentemente parte do material para deixar a gravação. Esta gravura terá, portanto, uma profundidade notável; uma profundidade que pode ser controlada dependendo de como você usa o raio laser.

 

O processo prejudicará meu material?

Não, mas irá mudar permanentemente. Um dos maiores benefícios de usar um laser, é o fato de que ele só vai mudar a área que está trabalhando, pois é um processo sem contato e muito preciso. Isso permite que você deixe uma marca somente na área que deseja atingir, sem afetar a área ao redor.

Quais materiais podem ser marcados/gravados com lasers de fibra da Welle Laser?

Uma variedade de materiais pode ser marcada a laser, os melhores resultados acontecem em metais e polímeros.

 

Como posso saber se meu material será marcado com qualidade?

A Welle Laser conta com um laboratório de ensaios, ao qual possíveis clientes podem enviar peças para testes. Nestes testes, estabeleceremos metas como tempo e qualidade de marcação/gravação.

Sempre buscando atender as solicitações do fornecedor das peças.

 

Quais as principais utilizações destes métodos?

O uso mais comum é para marcas de identificação e rastreamento em produtos, como códigos de barras ou códigos QR codes, mas é extremamente versátil. Por isso o ideal é fazer testes, afim de descobrirmos se é possível atender os objetivos de cada cliente.

Os principais setores que utilizam o laser de fibra para marcação/gravação são:

– Setor automotivo
– Setor médico/odontológico
– Setor de lacres
– Setor de linha branca (fabricação de eletrodomésticos como geladeiras, fornos e fogões)
– Setor de brindes
– Setor de construção civil
– Setor de metais sanitários
– Setor de cutelaria
– Setor de componentes eletrônicos
– Setor de jóias
– Setor de prestação de serviços

 

Quais são os benefícios da marcação/gravação com laser de fibra óptica da Welle?

– Controle total do comprimento de onda e intensidade do feixe. Isso permite um controle preciso sobre a nota final entregue e, como é um processo sem contato, não afetará as áreas ao redor.
– Marca permanente de alta qualidade que será facilmente legível e identificável para qualquer propósito que você precise.

– Não utilização de consumíveis. Sem necessidade de utilização de consumíveis, o processo acaba trazendo retorno de investimento com rapidez.

Não encontrou o que procurava? Entre em contato conosco através do formulário abaixo, uma boa conversa sempre enriquece.

Tags: , , , , , , , , , ,