Welle > Artigo > Como funciona a limpeza a laser de fibra

25/02/2021

Como funciona a limpeza a laser de fibra

Como funciona a limpeza a laser de fibra

A limpeza a laser é um dos tipos mais modernos de processo de limpeza e substituiu rapidamente os métodos mais tradicionais, como o jateamento com gelo seco ou o jateamento de areia, devido aos numerosos benefícios que proporciona.

Ela oferece estes benefícios, pois funciona de uma maneira significativamente diferente dos processos que a precederam. Além disso, o funcionamento do laser de fibra também é muito diferente de outros métodos de limpeza. Exploramos isto com mais detalhes abaixo e explicamos porque a limpeza a laser é a solução de limpeza mais eficiente, segura e econômica do mercado.

 

Como funciona a limpeza a laser?

O objetivo deste processo é simples; limpar a superfície de um material (por exemplo, metal, plástico, cerâmica, etc.) com o qual se está trabalhando.

Então, como o processo realmente funciona? O raio laser é pulsado na superfície de um material, irradiando e vaporizando a camada até que a profundidade de ablação desejada seja alcançada. A potência de saída e o comprimento de onda do pulso podem ser controlados, oferecendo ao usuário um grande controle quando se trata de vaporizar a superfície de um material com um alto grau de precisão. Assim que o laser atinge a camada de baixo (o metal reflexivo) ele não absorve, mas reflete a energia do feixe laser, parando o processo automaticamente sem danificar a peça.

Como funciona a vaporização? Os contaminantes que estão na camada superficial do material, tais como borracha, tinta, sujeira, graxa, óleos, etc. absorvem o feixe enquanto ele é dirigido a ele. O calor deste feixe irradia rapidamente este material, removendo a contaminação da superfície, sem danificar a peça.

 

Por que este processo é melhor do que os métodos mais tradicionais?

Há alguns problemas-chave que os lasers têm ajudado a resolver quando aplicados na limpeza e em comparação aos métodos mais tradicionais.

Em primeiro lugar, outros métodos são processos à base de contato, significando que eles são abrasivos e prejudiciais aos materiais com os quais eles estavam trabalhando. Tomemos o jateamento de areia, por exemplo, que essencialmente age como um lavador de pressão, mas com ar pressurizado, para jatear um material até que esteja limpo. Ele faz o trabalho, mas muitas vezes afeta o material que você não quer danificar abaixo!

A limpeza a laser, por outro lado, é sem contato e não abrasiva, e assim só irradiará o material do qual você quer se livrar. Isto torna o processo em particular, ideal para a limpeza de materiais intrincados e texturizados.

Você também tem um grande controle sobre o feixe, o que significa que você pode alcançar a profundidade desejada. Além disso, você pode irradiar toda a camada superficial de um material, ou uma camada muito mais fina, digamos, a camada superior da tinta, mas não o primer abaixo. Ou, se você desejar, você pode simplesmente limpar uma seção muito pequena. 

Um dos principais benefícios na forma como a limpeza com um laser funciona é que não sobra muito resíduo devido ao processo de irradiação; o substrato é simplesmente vaporizado em vez de ser deixado como desperdício. A maioria dos resíduos que sobram vem como partículas de pó e pode ser facilmente coletada e removida pelo usuário.

 

Por que exatamente o laser de fibra óptica?

Há muitas razões para que os lasers de fibra tenham ganho rapidamente popularidade em relação a outros tipos de laser. O raio laser é gerado dentro da própria fibra e, portanto, o raio produzido é extremamente estável. Outras fontes de laser, por outro lado, dependem de um fino alinhamento dos espelhos, e em caso de movimentação, pode ser trabalhoso realinhá-los.

Se você procura limpar metais, com real ganho quanto a produção x tempo, a melhor opção sem dúvida é o laser de fibra óptica.

A tecnologia de fibra está estabelecida e é dominada pela equipe Welle Laser. O que  barateia muito os custos de uma eventual manutenção, ou a compra de spare parts. Além disso, optar por um método antigo pode levar à dificuldade em encontrar manutenção e peças.

Caso a sua empresa possua processos tecnológicos que possam ser melhorados, a Welle Laser propõe a realização de um estudo detalhado sem custos, que demonstrará o ganho que a tecnologia do laser de fibra, produzido por uma empresa brasileira, pode proporcionar.

Achou Interessante? Preencha o formulário abaixo e lhe faremos um contato!