Entre em contato

Mande uma mensagem e saiba como Adquirir um produto Welle Laser.

 11/12/2018

Como funciona a marcação a laser

A marcação a laser é um processo eficiente e altamente seguro que permitiu a criação de uma ampla variedade de marcas em vários materiais ao redor do mundo. Isso pode ser por razões estéticas, ou talvez para ajudar a rotular os produtos. Foi adotado por muitas indústrias, como os setores aeroespacial ou automotivo.

Como é um processo muito importante para vários mercados, pensamos que valeria a pena compartilhar informações mais detalhadas sobre marcação a laser de fibra, suas aplicações e como ela funciona. Então,escrevemos o texto que segue abaixo.

Qual é o processo?

Como seu nome já diz, é fazer uma marca específica em um material usando um feixe de laser focalizado. Isso pode ser feito em vários materiais, como metais, plásticos e borrachas. Essa marca será deixada no nível da superfície, a cor varia de acordo com o material.

É importante notar que, embora esse processo tenha muitas semelhanças com a gravação a laser, ele possui diferenças suficientes para ser considerado um processo por si só. A principal diferença é que o objetivo da gravação a laser é deixar uma gravação profunda, retirando material da peça. Enquanto que, com a marcação a laser, a marca será no nível da superfície, sem retirar material da peça.

O processo de marcação, que também pode ser chamado de coloração a laser, é geralmente usado em códigos de barras, códigos QR, logotipos ou outros tipos de marcas de identificação. Embora a gravação a laser também possa ser utilizada para isso, é bem menos comum.

Como funciona?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o processo e no que é utilizado, vamos falar como ele realmente funciona. É importante notar no início que este é um processo de alta velocidade e alta precisão.

Funciona de forma rápida, eficaz e segura, deixando uma marca de alta qualidade no material trabalhado. Podem ser superfícies planas, materiais flexíveis ou até mesmo formas complexas, pois a marcação a laser ocorre sem qualquer contato.

Para marcar a laser, direciona-se um feixe de laser focalizado para a superfície do material com o qual ele está trabalhando, e o calor do feixe gerará um contraste entre a área afetada e o material circundante.

Essencialmente, o feixe oxida a área abaixo da superfície do alvo, fazendo com que ela mude de cor. A maioria das marcações ficará preta,mas algumas superfícies causarão uma mudança de cor.

Um grande fascínio com esse processo é que a camada superficial de um material e o próprio material não são danificados de forma alguma ou desnivelados. Nenhuma camada é removida, elas são simplesmente adaptadas através de aquecimento localizado.

Diferentes tipos de marcação

Existem diferentes tipos de marcação a laser, cada um com sua própria matriz exclusiva de propriedades. Nós cobrimos cada um deles brevemente abaixo.

Anelamento

Este é um processo reservado para metais. Embora a maioria das marcas produzidas sejam pretas, a oxidação que ocorre abaixo da superfície com recozimento resultará em uma mudança de cor. A cor dependerá do nível de calor.

Marcação de cor

Com a marcação a laser, o calor do feixe causará uma reação química. O objetivo aqui é criar uma variedade de cores diferentes no material que está sendo trabalhado. A sombra que será produzida depende da composição química do material.

Gravação

Como discutido anteriormente, a gravação a laser é um processo que é suficientemente diferente da marcação para ser considerada uma aplicação por si só. No entanto, os dois são frequentemente comparados, por isso vale a pena tocar aqui.

Com a gravação a laser, a camada superficial de um material será derretida e vaporizada pelo feixe, deixando uma gravura profunda por baixo. O nível de profundidade pode ser controlado dependendo dos requisitos do usuário.

Espuma

Com a formação de espuma, o feixe de laser derreterá a área com a qual está trabalhando, causando bolhas de gás que refletirão a luz. As áreas que foram marcadas, portanto, serão mais claras que as áreas que não foram.

Carbonização

A carbonização funciona de maneira semelhante à formação de espuma, com o resultado final ajudando a produzir fortes contrastes em superfícies tipicamente brilhantes. O laser aquecerá a área com a qual está trabalhando, emitindo gases como oxigênio ou hidrogênio. Na sua esteira será deixada uma área escura com um nível muito mais alto de concentração de carbono.

Marcação noite e dia

Esse tipo de marcação é um processo altamente útil, que deixa uma marca que é fácil de ler durante o dia e depois iluminada à noite.Você normalmente encontrará esse tipo de marcação em algum lugar como um painel de controle de carro.

Onde entram os lasers da Welle?

Aqui, todas as nossas máquinas contam com lasers de fibra, e acreditamos que um laser de fibra é o melhor tipo de laser quando se trata de marcação. Lasers de fibra pulsada são mais comumente usados ​​para este processo e oferecem ao usuário um feixe preciso e com alta potência de pico.

Temos uma gama de modelos de máquinas para atender a uma variedade de necessidades quando se trata do nível de potência ou da qualidade do feixe.

Se você quiser saber mais, fique à vontade para entrar em contato conosco através do formulário abaixo:

Tags: , , , , , , , , ,