Welle > Artigo > Como o laser de fibra óptica pode nos ajudar a colonizar Marte

19/03/2021

Como o laser de fibra óptica pode nos ajudar a colonizar Marte

Como o laser de fibra óptica pode nos ajudar a colonizar Marte

Não é de hoje que o planeta Marte desperta o interesse do mundo inteiro. Atualmente, diversas missões simultâneas almejam explorar Marte, algumas até estão neste exato momento em solo marciano fazendo coletas e procurando sinais de vida. Este interesse vai além da  exploração, a intenção é um dia colonizar o planeta. Independente da missão, todas possuem algo em comum: o amplo uso do laser de fibra. Continue lendo este artigo e entenda como.

 

Corte a laser na Indústria Aeroespacial

A indústria aeroespacial é uma das indústrias na qual o processo de corte a laser é amplamente utilizado. É extremamente semelhante à indústria automotiva, pois contém o projeto, desenvolvimento, produção, fabricação, comercialização e venda de milhares de diferentes peças, processos e pessoas envolvidas.

A diferença nesta indústria é que tudo isso é feito em uma escala muito maior e os produtos resultantes precisam resistir a uma pressão e temperatura muito mais extremas.. Com isto em mente, os processos envolvidos precisam ser ainda mais precisos e confiáveis, e é aí que o corte a laser entra em ação.

 

Sobre a Indústria

A indústria aeroespacial engloba aeronaves comerciais, defesa militar e exploração espacial. A própria indústria aeronáutica tem visto uma duplicação de receita na última década, o setor militar e de aeronaves de defesa continua a crescer, e as viagens espaciais estão vendo um aumento do foco com projetos privados como o SpaceX e o Virgin Galactic. Sem mencionar o próprio alcance em expansão da NASA.

Como a indústria aeroespacial tem se tornado cada vez mais popular, difundida e comercial, ela tem procurado maneiras de economizar e tornar-se ainda mais acessível para todos.

Parte das estratégias de redução de custos vem de medidas como o aumento do tamanho da aeronave ou a remoção de extras gratuitos, como refeições a bordo. Outras estratégias, entretanto, buscam maneiras de tornar o processo de fabricação em si mais eficiente.

Uma das formas mais vantajosas de se fazer isso é a introdução ampla do corte a laser de fibra em todo o ciclo produtivo.

 

Por que o corte a laser de fibra é utilizado na indústria aeroespacial?

O processo, que corta vários materiais em todos os tipos de formas e tamanhos, tem um grande número de benefícios que o torna uma parte necessária da indústria aeroespacial. Com a própria indústria procurando maneiras de cortar custos, mantendo a segurança e a qualidade, o corte a laser ajuda:

– Reduzindo o desperdício de material;

– Reduzindo o tempo de produção ao ser capaz de alternar rapidamente entre múltiplas tarefas e aplicações;

– Reduzindo os custos com manutenção;

– Traz versatilidade, podendo trabalhar com uma gama maior de materiais diferentes, além dos metais.

 

Estes fatores ajudaram a proporcionar um alto nível de redução de custos e economia para a indústria aeroespacial ao mesmo tempo que a qualidade final das peças aumenta.

Também permite um nível de precisão que antes não era considerado possível; o que significa que peças e componentes são produzidos com menos necessidades de processos de finalização e com maior segurança. 

Embora os métodos de corte convencionais ainda sejam eficazes e utilizados em muitas indústrias, com todas as vantagens citadas acima, o corte a laser se tornou a escolha certa para indústrias complexas, como a aeroespacial.

 

Como o processo é utilizado?

Graças a seus benefícios, o processo de corte a laser é utilizado de muitas maneiras diferentes dentro da indústria aeroespacial, veja a seguir:

 

O corte de componentes

Assim como na indústria automotiva, o corte de componentes em vários tamanhos e formatos também é crucial para a indústria aeroespacial. Esta indústria geralmente usa ligas de alumínio de alta resistência, mas também requer um acabamento perfeito e uma zona de baixo efeito de calor. Embora isto tenha sido inalcançável por muitos anos, o corte a laser de fibra é, agora, a solução perfeita para isto.

Um exemplo de peças que serão cortadas a laser, bem como perfuradas a laser, na indústria aeroespacial são os revestimentos de combustão e a lataria. Com peças e furos incrivelmente pequenos, o laser é o único capaz de alcançar os resultados com a qualidade necessária sem necessidade de retrabalhos.

Você verá com frequência corte a laser, perfuração a laser e gravação a laser trabalhando em conjunto.

Agora você entende como o laser de fibra óptica é a solução ideal para a indústria aeroespacial, e por sua alta versatilidade talvez seja a solução ideal para você.

 

Caso a sua empresa possua máquinas que não contam com o que há de mais moderno em tecnologia para processamento de chapas, a Welle Laser propõe a realização de um estudo detalhado sem custos, que demonstrará o ganho que a tecnologia do laser de fibra, produzido por uma empresa brasileira, pode proporcionar.

Achou Interessante? Preencha o formulário abaixo e lhe faremos um contato!