Entre em contato

Mande uma mensagem e saiba como Adquirir um produto Welle Laser.

 01/09/2017

Compra x aluguel de equipamentos: qual a melhor opção?

Investir no seu negócio é uma necessidade constante. Ainda assim, todo investimento gera custos e é preciso ter um olhar extremamente estratégico na hora de adquirir um novo equipamento para a sua empresa. Antes de pensar em como e onde encontrar o maquinário que você deseja, é interessante avaliar o perfil e o porte da sua empresa, visto que investimentos de larga escala, dependendo de onde são feitos, podem ser decisivos para o futuro do seu negócio.

 

Conheça alguns dos cenários mais comuns e fique atento às dicas:

 

Estou iniciando minha empresa

Uma nova empresa tem uma carta na manga: ela pode iniciar sua produção com equipamentos de ponta, montar sua fábrica em layout otimizado e, a partir disso, conquistar a diferenciação no mercado desde o início. Contudo, muitos empreendedores iniciantes, principalmente em startups e empresas de inovação, preferem diminuir os riscos em relação aos investimentos iniciais, alocando ativos no core business (atividade principal) da empresa. Nesses casos, é possível que seja melhor alugar equipamentos do que comprar.

Minha empresa caminha para a consolidação

Aqui, no meio do caminho – cenário o qual muitas empresas se encontram – é preciso ser ainda mais cautelosos. Empresas que iniciaram com máquinas usadas ou que se vêem em um momento de expansão, encaram um dilema: em qual máquina investir? É preciso pensar em um upgrade que não ofereça riscos nesse momento sensível e decisivo.Todos os cálculos devem ser feitos, avaliando progresso e, também, um possível retrocesso. Caso você esteja investindo em um setor ainda pouco explorado, cujos rendimentos ainda são incertos, por exemplo, o custo-benefício de um aluguel pode ser mais vantajoso. Consultar um contador de confiança é uma possibilidade que não deve ser descartada.

Já tenho um negócio consolidado

Por outro lado, se você já tem certa maturidade no mercado, talvez seja mais vantajoso investir em um capital que, muito provavelmente, será útil no futuro. Em vez de simplesmente alugar novas máquinas de para expandir sua produção, por que não comprar esse maquinário? Se sua empresa passa por um momento de crescimento e precisa expandir sua atuação sobre novos mercados, a decisão pela compra pode ser a mais adequada. Além disso, os custos se diluem nos meses seguintes à compra (assim como o aluguel), mas ao final das prestações a empresa fica com um capital-material que é dela.

 

Independentemente da decisão a ser tomada, uma das etapas que vão, sem dúvida, auxiliar no processo é a inclusão do planejamento financeiro e orçamentário da empresa no seu processo de compra/aluguel. Somente assim será possível prever como essa decisão vai impactar os seus negócios.

Pense em impostos, fluxo de caixa, tempo de recuperação do capital, valor de bem e tantos outros conceitos importantes para o seu negócio. Está com alguma dificuldade na sua decisão? Não se preocupe, solicite um orçamento, entre em contato com um de nossos vendedores e encontre o melhor negócio para você e sua empresa.

Tags: , , , ,