Welle > Indústria 4.0 > Convergência de BigData, IoT e Computação em Nuvem para um futuro melhor

06/11/2020

Convergência de BigData, IoT e Computação em Nuvem para um futuro melhor

Convergência de BigData, IoT e Computação em Nuvem para um futuro melhor

Convergência de BigData, IoT e Computação em Nuvem para um futuro melhor

Com a transformação digital, tecnologias como o Big Data, IoT e armazenamento em nuvem estão no topo da agenda de todas as empresas. Estas tecnologias já não são uma tecnologia sofisticada “agradável de ter”, mas tornaram-se uma necessidade. Embora as três tecnologias distintas tenham evoluído de forma independente, elas estão cada vez mais interligadas. Com mais adaptação e desenvolvimento, estamos presenciando uma convergência destas três tecnologias, de modo a que as capacidades das tecnologias sejam alinhadas da melhor forma possível.

O Caminho da Convergência

BigData, IoT e computação em nuvem são discípulos distintos da Indústria 4.0 que têm evoluído separadamente ao longo do tempo. No entanto, estão a tornar-se cada vez mais interdependentes. O conceito de BigData e de IoT já existe há muitos anos, mas a sua aplicação principal só começou recentemente. O conceito de computação em nuvem também remonta aos anos 60 com a “rede informática intergaláctica” e, desde então, evoluiu e passou por muitas fases para se tornar uma necessidade comercial dominante. Hoje estas tecnologias estão mais entrelaçadas do que nunca em todos os aspectos.

A procura de grandes dados exige a adoção de ambas as plataformas IoT e cloud computing. Com a Internet das coisas, a quantidade de grandes dados irá obviamente aumentar. A adoção da IoT e dos grandes dados obriga a um movimento em direção à tecnologia das nuvens. Pressupõe-se que, nos próximos cinco anos, mais de 90% de todos os dados da Internet das Coisas serão alojados em plataformas de fornecedores de serviços, uma vez que a computação em nuvem reduz a complexidade de suportar a datablending. Assim, uma empresa que procura otimizar os dados da IoT em grande escala e utilizar ao máximo seu potencial deve adotar plenamente os sistemas baseados na nuvem.

A convergência destas três tecnologias criará uma mudança maciça para a dependência de dispositivos interligados e da informação que estes geram. Estamos de fato entrando na era da informação.

O que isso significa para a indústria?

O ROI para as empresas irá aumentar.

IoT, análises de BigData, e computação em nuvem estão transformando a forma como as empresas criam valor. A análise de dados apoiada pela expansão do poder computacional permite às empresas extrair o máximo valor dos dados para obterem as melhores percepções. O fluxo de dados está a tornar-se normal à medida que as organizações tentam criar mais valor a partir da sua base de dados. Os dados tornaram-se a nova moeda.

No entanto, o armazenamento de dados continua a ser uma preocupação. As pessoas estão gradualmente mudando para a nuvem devido a uma estrutura menos complexa e a custos mais baixos. Com mais dados em mãos, uma plataforma de armazenamento segura, e análise de tais dados, o ROI das empresas torna-se muito elevado. O custo de computação para as empresas também irá provavelmente diminuir, uma vez que o custo de implantação destas tecnologias diminuirá com o tempo.

A Internet industrial das coisas (IIoT) será beneficiada

O IIoT tem recebido uma atenção crescente tanto do meio acadêmico como da indústria e está na vanguarda da aplicação das três tecnologias. É geralmente composto por uma variedade de dispositivos conectados que devem monitorar, recolher, trocar, analisar, e agir instantaneamente sobre a informação para moderar o comportamento do dispositivo industrial ou do ecossistema industrial. Mantendo isto em vista, a convergência da IoT, da computação em nuvem e da BigData no IIoT é como um componente essencial.

A computação de ponta será amplamente adotada

Atuar com base em dados em tempo real tornou-se uma necessidade. A importância da ação em tempo real irá aumentar devido à utilização destas tecnologias. Tanto o BigData como a IOT permitem uma ação em tempo real, on-demand.

Poder para fazer a diferença

A Welle desenvolve soluções completas que permitem às empresas de processamento de chapas transformar esta visão em realidade. As tecnologias para isso já estão disponíveis e temos o know-how necessário para interligar todos os sistemas individuais para formar um sistema de produção inteligente. Com nossas soluções escalonáveis que podem ser expandidas em etapas, apoiamos empresas no caminho em direção ao futuro.

Todas as soluções oferecidas pela Welle são pensadas para atender a estruturação e a inovação que a Indústria 4.0 exige.

Confiar em uma indústria brasileira, que oferece produtos que contam com a tecnologia de ponta mundial, é ter a certeza de muito mais facilidade em todos os processos.

Caso a sua empresa esteja interessada em fazer parte desta revolução, a Welle Laser propõe a realização de um estudo detalhado sem custos, que demonstrará o ganho que a tecnologia do laser de fibra, produzido por uma empresa brasileira, pode proporcionar.

Achou Interessante? Preencha o formulário abaixo e lhe faremos um contato!