Entre em contato

Mande uma mensagem e saiba como Adquirir um produto Welle Laser.

 18/06/2020

Como a utilização de dados em tempo real pode ajudar as indústrias a ver melhorias em suas operações?

Vivemos a era da informação digital. Nela é prudente utilizar os dados gerados pelas máquinas de produção para monitorar os processos em tempo real e depois analisar os dados coletados, determinando oportunidades de melhoria. Para manter a rentabilidade e a consistência, são necessárias medições em tempo real e melhorias contínuas. 

Isto vale tanto para operações de grande quanto de pequena escala. 

Dados em tempo real também permitem que máquinas e sistemas de software tomem decisões automaticamente com base no cumprimento de conjuntos de condições. Tudo isso só pode ser alcançado através da interconexão das máquinas e sua capacidade de comunicar dados em tempo real, o que é considerado a base da atual Indústria 4.0.


Valor da melhoria de processos 

Se você é um fabricante, você entende o valor de medir um processo de produção e a melhoria contínua desse processo. Cada empresa inevitavelmente desenvolve seus processos únicos e deve continuar a melhorá-los ao longo do tempo. 

Mas por que a melhoria de processos é tão importante?

Porque o processo único de uma empresa é um dos seus principais diferenciais competitivos e deve melhorar continuamente para permanecer rentável e viável. Um processo eficiente ajuda a manter um negócio e seus produtos rentáveis.

Entretanto, melhorias de processo não podem existir sem monitoramento e mensuração. A melhoria contínua requer informações e dados precisos, tanto para validar como para melhorar ainda mais o processo.

As empresas podem incorporar dois tipos básicos de monitoramento, lote e tempo real. Lote é quando você inicia a medida no início do processo e termina quando esse processo é concluído.   

O problema com as medidas em lote é que elas não fornecem a capacidade de fazer medições de um processo em tempo real. Você precisa esperar até que todo o processo seja concluído para determinar seu real tempo de produção final.   

Se houver uma degradação de desempenho durante o processo e ela não for identificada, e corrigida, o resultado é um custo maior do que o esperado, devido a um tempo de processamento mais longo.

As medidas em tempo real, por outro lado, são baseadas em dados gerados pelas máquinas de produção, que podem ser analisados, no momento em que os processos estão ocorrendo. As medidas padrão de produção podem ser comparadas com o que está acontecendo, para determinar se o processo está no caminho certo. Problemas podem ser identificados e correções podem ser feitas imediatamente em tempo real antes que o processo seja concluído.

Quando as empresas podem analisar métricas de desempenho, tais como tempo de carga de trabalho, tempo disponível, tempo de inatividade não programado, tempo ocioso e outras medidas de desempenho, é mais fácil identificar oportunidades de melhoria.

Mantendo-se competitivo

Toda indústria de manufatura deve ser competitiva. Isto é um fato. Seus fluxos de trabalho e processos únicos devem ser eficientes para que se mantenham competitivos. E há duas maneiras de se conseguir isso.   

O primeiro método é esgotar as capacidades das suas máquinas atuais e a eficiência do fluxo de trabalho. A única maneira de saber se você conseguiu isso é medir cada processo e medir também os tempos não produtivos. As oportunidades estão no próprio processo ou estão no setup não produtivo e nos tempos de espera?

As medições não só melhoram os processos, como também podem ajudar a determinar quando novos equipamentos são justificáveis.  

A justificativa do custo de novos equipamentos deve sempre ser baseada em métricas de desempenho e custos. Qual foi a disponibilidade da máquina? Quanto tempo de produção perdido é atribuível ao tempo de parada não programada da máquina? A máquina já atingiu seu “fim de vida útil”, onde os custos de manutenção estão consumindo demais as margens de lucro e contribuindo para a perda de produtividade, para não falar em prazos de entrega mais longos? Além disso, qual é o custo do novo equipamento ou software e quanto tempo é o retorno do investimento?   

O segundo método para manter uma vantagem competitiva é investir em novos equipamentos e sistemas de software. 

Para empresas menores, este tipo de investimento pode, às vezes, vir com hesitação, por normalmente não ser baixo. Mas se justifica com a utilização de dados, para provar como o novo investimento, irá gerar um rápido retorno sobre o investimento, maior produtividade e eficiência, e maiores margens de lucro.

Outro benefício é que a empresa, normalmente, já conta com alguns dados dos seus processos atuais e poderá compará-los com a forma como o novo equipamento ou sistema de software se comporta.   

Uma situação adicional a considerar é o possível aumento da disponibilidade das máquinas derivada da tecnologia mais moderna implantada.

Por exemplo, ao olhar para a tecnologia de laser de fibra óptica e, considerando os benefícios de produtividade, ao cortar duas a três vezes mais peças por unidade de tempo, e consumir menos da metade dos custos operacionais em relação ao CO2, é bastante óbvio o porquê dos lasers de fibra terem se tornado tão populares.   

Estes são considerados lucros potenciais tangíveis baseados em métricas de desempenho, tais como velocidade e custo das operações. Os lucros potenciais intangíveis são derivados da capacidade adicional da nova máquina, no caso do exemplo de laser de fibra, a capacidade de produzir duas a três vezes mais peças. Como a empresa fica mais competitiva em custo, passa a existir a possibilidade de atender demandas de corte que anteriormente não eram possíveis.

A análise de peças em tempo real dá às empresas a capacidade de acompanhar o progresso das peças, identificando onde elas estão no processo de produção.

A Máquina de Corte CS3000 da Welle Laser, conta com tecnologia de ponta em nível mundial e com exclusivo sistema Smart de monitoramento online, pensados para fazer com que nossos clientes possam produzir mais, com total controle de seus processos.

Interessado em fazer com que seus processos fiquem ainda melhores? Ou deseja tirar dúvidas? Entre em contato conosco através do formulário abaixo.