Welle Laser > Artigo > Entenda a marcação a laser em 5 tópicos

18/03/2022

Entenda a marcação a laser em 5 tópicos

Entenda a marcação a laser em 5 tópicos

A marcação a laser é o processo que utiliza a luz focada para aquecimento de peças e troca de cor ou retirada de material de uma peça específica. Na Welle Laser, utilizamos a tecnologia de laser de fibra óptica. O raio laser atinge o material e sua energia cria uma reação que deixa uma marca específica permanente. A velocidade, potência e foco do feixe laser na peça levará a diferentes resultados. O processo no geral pode variar em gravação a laser, gravura a laser, marcação a laser ou ablação a laser.

Escolher a tecnologia e a configuração correta do laser é a chave para marcar com sucesso suas peças. Para determinar o que você precisa, deve-se primeiro definir os requisitos de sua aplicação. Isto inclui informações como:

  • material, tamanho e geometria de suas peças;
  • seu tempo de marcação disponível;
  • seu processo de produção.

Continue lendo para saber como estes requisitos ajudarão a determinar o sistema laser, a potência e o processo que você precisa para a marcação a laser perfeita.

 

1- Todos os materiais têm um espectro de absorção

Os comprimentos de onda emitidos pela maioria dos sistemas industriais a laser não podem ser vistos a olho nu, portanto, são difíceis de imaginar. No entanto, materiais distintos reagem de forma diferente aos diversos comprimentos de onda. 

Cada material tem uma composição única que absorve certos comprimentos de onda e outros não. Como os lasers produzem um único comprimento de onda, eles são ferramentas altamente especializadas em marcar materiais muito específicos, assim materiais diferentes têm requisitos diferentes de laser.

Dependendo de seu material, você precisará de um sistema laser de fibra ou de um sistema laser de CO2.

 

2- Sistemas a laser de fibra e CO2 produzem comprimentos de onda diferentes.

Os vários tipos de lasers emitem comprimentos de onda diferentes com base em seu meio de ganho – um componente da fonte laser. O material a ser marcado ditará o tipo de sistema de marcação a laser que você precisa.

Os sistemas a laser de fibra são melhores para a marcação de metais e polímeros

Os sistemas a laser de fibra são normalmente considerados como lasers de estado sólido. Contam com uma fonte laser que inclui fibra óptica contendo um metal de terras raras, o ytterbium. Estes produzem luz laser em comprimento de onda de aproximadamente 1 micrômetro (1064 nm). A maioria dos metais e polímeros reage muito bem ao processo de  marcação a laser de fibra. 

Os sistemas a laser de estado gasoso são melhores para a marcação de materiais orgânicos

Estes sistemas têm uma fonte laser que inclui gás. Os lasers a gás mais conhecidos são os lasers de CO2. Estes sistemas de marcação a laser produzem luz laser em comprimentos de onda que variam de 9 micrômetros a 10,2 micrômetros (9.000-12.000 nm). A maioria dos compostos orgânicos reagem bem com estes comprimentos de onda. Mas ao contrário dos sistemas a laser de fibra, os metais e polímeros acabam perdendo desempenho nestes comprimentos de onda.

 

3- Cada processo de marcação a laser oferece diferentes possibilidades

Sua aplicação irá ditar qual processo de marcação a laser você precisa. Por exemplo, você pode precisar criar marcas altamente resistentes que não podem ser apagadas (indeléveis) ou você precisará ajustar o processo de marcação dentro de um tempo de ciclo específico. 

Para escolher um processo a laser você deve compreender suas necessidades, seu processo de produção, pois, diferentes processos são possíveis dependendo de seu material.

Exemplos de materiais que podem ser marcados com o laser de fibra:

  • Alumínio
  • Aço
  • Aço inox
  • Magnésio
  • Chumbo
  • Plástico PVC
  • Polietileno
  • Plástico 

 

4- Os feixes de laser pulsados têm uma maior densidade de energia

Se você aumentar a potência do laser, poderá alcançar uma maior densidade de energia. Como diferentes tecnologias de marcação a laser precisam de densidades de energia diferentes, pode ser necessária mais energia laser para determinadas aplicações. Por exemplo, a gravação a laser é a tecnologia de marcação que requer a mais alta densidade de energia.

Mas quanto maior a potência, maior o custo. Felizmente, se o aumento da potência do laser é fundamental para aumentar a densidade de energia de um feixe laser, não é a única maneira.

Os feixes de laser podem ser pulsados ou contínuos. Os lasers de onda contínua emitem feixes de laser a uma taxa contínua. Os lasers pulsados emitem feixes de laser a uma taxa de repetição definida.

Quando um raio laser é pulsado, ele pode alcançar picos de energia mais altos para a mesma potência de laser. Isto é como acertar um prego com um martelo. Quanto mais rápido você acerta, menos energia você tem para cada golpe.

Assim, os sistemas de laser pulsado podem ser usados para aplicações de marcação que exigem uma densidade de energia mais alta do que os sistemas de laser de ondas contínuas. Eles também podem realizar tarefas a uma velocidade maior.

Como os metais exigem uma densidade de energia maior do que os materiais orgânicos, os sistemas de gravação a laser fabricados pela Welle serão a melhor solução, pois emitem feixes de laser pulsados. 

Assista ao vídeo a seguir para ver uma máquina de marcação a laser de fibra da Welle Laser em ação.

 

 

5- O laser é uma solução de marcação para todos os tipos de indústrias de manufatura

 

Cada vez mais indústrias de manufatura estão escolhendo o laser como solução de marcação. E há boas razões para isso.

A marcação a laser oferece rastreabilidade completa

Com a marcação a laser, você consegue marcar direta e permanentemente na peça. E, ao contrário de outros métodos de marcação, o processo de marcação pode ser realizado no início da linha de produção. 

Mesmo que a marcação seja realizada antes de tratamentos como jateamento e eletroerosão, você pode manter marcas de alta qualidade durante toda a vida útil da peça. Você não precisa se preocupar em preservar a qualidade dos códigos de matriz de dados, códigos de barras ou números de série alfanuméricos.

Sem consumíveis

Não ter consumíveis simplifica a operação de marcação e contribui para melhorar a saúde e a segurança no local de trabalho, substituindo tecnologias que utilizam produtos químicos ou tinta. Livrar-se dos consumíveis também é econômico, pois reduz os custos anuais de operação.

Você quase não precisa de manutenção.

As máquinas e sistemas de marcação a laser de fibra não possuem peças móveis, o que significa que seus componentes têm menos probabilidade de quebrar. Assim, as máquinas a laser requerem menos manutenção e são mais econômicas do que as máquinas de CO2. Sua fonte a laser é altamente confiável, tendo um tempo médio de vida útil de 100.000 horas, o que pode representar mais de 10 anos de operação, dependendo do uso diário.

 

Marcação com a Welle Laser

Linha de máquinas para gravação e marcação a laser da Welle

Linha de máquinas para gravação e marcação a laser da Welle

As máquinas de marcação da Welle são de fabricação nacional e pontuam muito bem em todos os itens listados acima. Os equipamentos são 100% fibra óptica, ou seja, o laser é gerado e conduzido por fibra, isso faz com que não haja custos escondidos na máquina, pois basta ligá-la na tomada e começar a marcar.

Também temos vantagens com relação à durabilidade das soluções, que são robustas e preparadas para ambientes industriais, além de contarem com um laser com expectativa de vida útil de 100.000 horas. O projeto e tecnologia de ponta desenvolvidos no Brasil, fazem com que haja baixíssimo custo de manutenção (quase nulo).

Nossas máquinas marcam metais, polímeros e compósitos de forma permanente, com alta precisão, velocidade impressionante e também podem realizar micro-usinagem. Nossas linhas possuem estações de trabalho completas, soluções compactas de mesa e OEMs.

Temos clientes de indústrias variadas: montadoras, fabricantes de eletroeletrônicos, instrumentais cirúrgicos, ferramentarias, peças de construção, empresas de brindes, agropecuárias, prestadores de serviços entre muitos outros.

Você provavelmente já entrou em um carro fabricado no Brasil com peças marcadas com uma das máquinas da Welle. Seu fogão, geladeira e forno também têm grandes chances de ter marcação feita em uma máquina Welle, já que estamos presentes nas maiores fábricas do país.

Caso a sua empresa possua máquinas que não contam com o que há de mais moderno em tecnologia para marcação e gravação, a Welle Laser propõe a realização de um estudo detalhado sem custos, que demonstrará o ganho que a tecnologia do laser de fibra, produzido por uma empresa brasileira, pode proporcionar.

Para fazer um estudo detalhado ou saber mais sobre tecnologia, entre em contato conosco através do formulário abaixo, ou venha nos visitar nos Stands na Interplast em Joinville ou na FEIMEC em São Paulo.

Achou Interessante? Preencha o formulário abaixo e lhe faremos um contato!