Entre em contato

Mande uma mensagem e saiba como Adquirir um produto Welle Laser.

 14/03/2018

Funções de produtividade


Funcionalidades da Máquina de Corte CS3000 trazem resultados impressionantes.

A máquina de corte CS3000 da Welle é um exemplo de tecnologia de ponta e projeto voltado para a utilização em ambientes industriais com as demandas mais desafiadoras. Com a produtividade sempre em mente, muitos engenheiros e operadores nos perguntam sobre as funcionalidades do software de controle.
Essas funcionalidades são essenciais para determinar como será o desempenho da máquina. Confira abaixo:

 







Foco Automático

Com essa funcionalidade, você seleciona a chapa no controlador e a máquina automaticamente acerta o foco do laser para cortar a chapa com o melhor desempenho possível.

Função Pausa

Não terminou de cortar a chapa, mas precisa pausar a máquina? Sem problemas. Depois de pausar, a máquina retorna de onde parou.

Detecção de Colisão

Um sensor no cabeçote detecta qualquer objeto que encoste no bico durante a movimentação do corte e pára imediatamente. Isso evita danos e economiza na manutenção.

 
Funções de Laser Piercing

Piercing é o ponto inicial do corte, o primeiro furo que precisa ser feito para cortar uma chapa de metal. Dentro dessas funções é possível os seguinte ajustes:

  • Sem piercing
    O corte inicial sem necessitar realizar o piercing, como no caso de chapas finas.
  • Piercing simples
    O cabeçote se posiciona em uma determinada altura, dá um disparo para furar a peça, se aproxima da chapa e inicia o corte. O disparo é feito com o laser ligado por um tempo determinado em potência constante para realizar o furo. Esse é o piercing “de uma etapa”.
  • Piercing em etapas
    É possível utilizar até 3 etapas de piercing com alturas e potências diferentes. Essas combinações permitem atingir o melhor acabamento e rapidez na furação.
  • Piercing pulsado
    Como o nome diz, o disparo do laser é feito em pulsos, ligando e desligando rapidamente. É o tipo de piercing ideal para chapas de 12mm ou mais de espessura.
Flycut

O Flycut otimiza drasticamente a velocidade de corte de formas geométricas simples. Por exemplo, em um processo usual de corte de uma grade de exaustão – que é basicamente uma matriz de quadrados – o processo é feito um quadrado por vez, e o cabeçote precisa parar em cada canto e retomar a velocidade cada vez que corta um dos lados. Com o Flycut, o laser é ligado e desligado com o cabeçote em movimento. O corte é feito em partes e a velocidade do cabeçote se mantém constante, cortando as arestas horizontais de todos os quadrados, depois as verticais, até “fechar” os quadrados, como uma impressora. É muito mais velocidade, sem alterar a qualidade do corte.

 
 Posicionamento automático do corte

Após selecionar a programação de corte de uma chapa com as dimensões pré-determinadas, a máquina detecta sua posição (se ela está rotacionada ou deslocada em relação à posição zero) e enquadra o desenho do corte.

Por exemplo, ao executar a rotina automática de posicionamento de corte, a máquina encontra os cantos da chapa e, se a chapa estiver rotacionada 10º, o desenho de corte será também rotacionado em 10º, para que o corte não “saia” da chapa. Assim, o operador não precisará perder tempo posicionando manualmente a chapa, e o processo ganha agilidade.

 
Laser pointer

Essa função simples é um laser vermelho que sai do bico do laser e serve de referência de onde seria feito o corte na chapa. É importante para ajustes manuais na posição zero da chapa, para testes ou uso de retalhos.

 
Controle Zoom (ajuste automático do diâmetro do feixe)

Esse opcional faz o ajuste do diâmetro do feixe laser para a profundidade que se pretende cortar – ideal para o corte de chapas mais espessas. Assim como o Foco Automático, o Controle Zoom tem seus parâmetros salvos na biblioteca da máquina e é ajustado automaticamente para cada chapa. Basta selecionar qual chapa será cortada.

Ficou alguma dúvida?
Entre em contato com a Welle – uma boa conversa sempre enriquece.

Tags: , , ,