Welle > Indústria 4.0 > Glossário da Indústria 4.0

27/11/2020

Glossário da Indústria 4.0

Glossário da Indústria 4.0

Sempre falamos aqui sobre a Indústria 4.0, os desafios da inovação tecnológica e seus benefícios, que são vários. Mas muitas vezes, essa grande quantidade de informação pode parecer confusa, pois tudo é muito novo e aparecem diversos termos em Inglês que nem sempre são explicados. É pensando nisso que neste artigo destacamos alguns dos principais elementos da transformação digital.

Big Data

Big Data é o conceito que abrange o uso efetivo de informações mais precisas para tomar decisões, prever demandas, analisar a concorrência, desenvolver produtos e estratégias  adequadas para manter a competitividade do negócio, tudo isso com base na análise de grandes volumes de dados.

Internet das Coisas (IoT)

Internet das Coisas é a integração total de uma infraestrutura pela rede. O foco da IoT é voltado para todos os equipamentos do dia a dia de um indivíduo, instituição, empresa ou mesmo de uma cidade inteira, aqueles que você não imaginaria num primeiro momento que podem se beneficiar da rede.

Blockchain

O Blockchain — emaranhado de informações disponibilizadas em blocos cujo elo é inquebrável e sem demanda de monitoramento — autentica processos que demandam mais transparência e confiabilidade. Essa tecnologia possibilitou o surgimento de moedas virtuais, como o Bitcoin, e devido à aplicabilidade em todas as áreas, terá grande relevância para a redução de custos de infraestruturas de TI.

Por meio do Blockchain as informações financeiras ficam mais seguras e fintechs podem atuar com mais confiabilidade no mercado. Ao solicitar um empréstimo em uma plataforma de investidores-anjo, por exemplo, a transação baseada em blockchain pode manter os dados de todos os participantes em mais alto sigilo e inibir qualquer tipo de fraude.

Cloud computing

Ferramentas em nuvem permitem ao usuário acessar informações de qualquer lugar e a qualquer momento. Essa alta disponibilidade é essencial para manter a integração de todas as ferramentas e soluções utilizadas, permitir a colaboração simultânea em plataformas, softwares e sistemas operacionais, além de ser o ambiente mais eficiente para o armazenamento de dados.

Uma prateleira com sensores, por exemplo, que emitiria alertas para o sistema de gestão da empresa informando a falta de algum item. O ERP, por sua vez, emitiria automaticamente o relatório de demandas por fornecedor, emitiria requisições de compra pela Internet e, por fim, o pedido seria entregue ao destinatário sem nenhuma interferência humana.

Machine learning e Inteligência Artificial (IA)

O aprendizado de máquina permite que algumas inovações melhorem seus processos com a prática e o tempo. Por isso sua eficiência é ainda mais evidente em conjunto com a Inteligência Artificial, uma vez que a tecnologia autônoma pode aprender sem o auxílio de humanos e ser mais eficiente conforme é utilizada.

Realidade Virtual (VR)

A VR possibilita uma experiência de imersão total em ambientes artificiais por meio de gráficos, sensações auditivas e olfativas. As empresas, principalmente em e-commerces, podem explorá-la como estratégia de visibilidade de produtos e serviços, para oferecer a possibilidade dos clientes “experimentarem” os itens, por exemplo. A VR viabiliza também a manutenção remota de forma muito mais prática.

A aplicação da transformação digital nos negócios depende da estratégia da própria empresa, pois essa mudança é construída a partir da percepção de diversos fatores, como disponibilidade de investir em tecnologia e adaptação da cultura organizacional.

 

Poder para fazer a diferença

A Welle desenvolve soluções completas que permitem às empresas que contam com processamento de chapas metálicas, transformarem esta visão em realidade. As tecnologias para isso já estão disponíveis e temos o know-how necessário para interligar todos os sistemas individuais para formar um sistema de produção inteligente. Com nossas soluções escalonáveis que podem ser expandidas em etapas, apoiamos empresas no caminho em direção ao futuro.

Todas as soluções oferecidas pela Welle são pensadas para atender a estruturação e a inovação que a Indústria 4.0 exige.

 

Confiar em uma indústria brasileira, que oferece produtos que contam com tecnologia de ponta mundial, é ter a certeza de muito mais facilidade em todos os processos.

Caso exista interesse em fazer parte desta revolução, a Welle Laser propõe a realização de estudos detalhados sem custos, que demonstrarão o ganho que a tecnologia do laser de fibra, produzido por uma empresa brasileira, pode proporcionar.

Achou Interessante? Preencha o formulário abaixo e lhe faremos um contato!