Welle > Notícias > Qual a diferença entre marcar com o laser de fibra e o laser MOPA?

11/09/2020

Qual a diferença entre marcar com o laser de fibra e o laser MOPA?

Qual a diferença entre marcar com o laser de fibra e o laser MOPA?

Esta é uma dúvida frequente dos nossos clientes, que se perguntam qual a principal diferença. Será somente a diferença de cores na marcação em alguns materiais? Por quê o laser MOPA tem maior custo? Quais materiais essas tecnologias podem marcar? Essas e outras dúvidas serão respondidas neste artigo.

Diferentes tecnologias internas

Mesmo que estas máquinas tenham aparência externa similar, por dentro, elas funcionam de forma muito diferente. As máquinas de laser de fibra utilizam uma tecnologia chamada “Q-switched”, que controla a energia para gerar um feixe de luz contínuo e ultra focado variando entre 1 a 500 kHz.

Já o MOPA (Master Oscillator Power Amplifier), gera energia de forma diferente, o que faz com que a frequência de pulso tenha menor controle, variando de 1 a 2700 kHz.

Que tipo de materiais estas máquinas podem marcar?

Ambas tecnologias podem marcar em ouro, alumínio, aço inoxidável, platina, prata, titânio, bronze, tungstênio, níquel, carbonato, aço carbono, cobre, ferro e outros metais, assim como diversos polímeros.

A questão aqui, é fazer testes de laboratório para especificar qual tecnologia vai atender as demandas necessárias para produção. No caso da Welle, por contar com laboratório exclusivo, nossos clientes podem determinar exatamente, parâmetros como o tempo e a qualidade das marcações em cada material antes de decidirem pela compra de um equipamento.

O Laser MOPA ainda não está completamente desenvolvido

O  laser MOPA ainda está longe de ser otimizado e chegar na velocidade de marcação que o laser de fibra alcança, além disso, as gravações coloridas com esta tecnologia são bastante lentas. Isso deve ser considerado se você tem a intenção de ter um ganho maior de agilidade na marcação das peças.

Algumas considerações

É possível fazer marcações coloridas com as duas tecnologias. Mas, se você procura estritamente por marcação com uma maior palheta de cores, o laser MOPA pode ser a solução(apesar de mais lento, conforme falado acima).

Se você procura gravar ou marcar metais e polímeros em alta velocidade, com real ganho quanto a produção x tempo, a melhor opção sem dúvida é o laser de fibra óptica.

A tecnologia de fibra está estabelecida e é dominada pela equipe Welle Laser. O que  barateia muito os custos de uma eventual manutenção, ou a compra de spare parts. Por outro lado, sendo uma tecnologia muito nova, quem opta por um laser MOPA pode acabar tendo um pouco de dificuldade em encontrar manutenção e peças.

As máquinas podem parecer semelhantes, porém possuem diversas diferenças em seus resultados e tecnologias, uma das maiores diferenças está no preço, pois os lasers MOPA normalmente têm custo mais elevado que os lasers de fibra.

Caso a sua empresa esteja interessada em obter uma máquina com o melhor da tecnologia laser de fibra óptica, a Welle Laser propõe a realização de um estudo detalhado sem custos, que demonstrará o ganho que a tecnologia do laser de fibra, produzido por uma empresa brasileira, pode proporcionar.

Achou Interessante? Preencha o formulário abaixo e lhe faremos um contato!