O inverno ainda não começou, mas o frio já chegou ao Brasil e está registrando diversas temperaturas perto de 0 ° C, quebrando recordes em diversas capitais do país. Embora as máquinas de corte a laser de fibra sejam bastante robustas, é sempre bom tomar algumas precauções. Listamos neste artigo os principais cuidados que você deve tomar para evitar danos ao laser em temperaturas baixas.
Requisitos de temperatura ambiente do laser
Os requisitos para o ambiente operacional do laser são mostrados na tabela acima. A temperatura ideal do ambiente de trabalho deve estar entre 10° C e 40° C. Se exceder esta faixa, o laser pode não só ser instável, mas pode até sofrer danos, tais como o congelamento interno do tubo de água de resfriamento. Uma vez que a água de resfriamento que flui através dos componentes do núcleo dentro do laser congela, o volume se expandirá, o que pode causar sérios danos à tubulação, e então afetar seriamente a segurança dos componentes do núcleo e causar perdas e parada da máquina.
No caso da temperatura ambiente estar abaixo de 10° C, não necessariamente os tubos de água irão congelar, pois com a máquina de corte a laser funcionando, calor será gerado e o líquido se manterá em movimento, evitando congelamento.
Em caso de temperaturas próximas de 0° C, é bom tomar algumas precauções, como:
- Certificar-se de que a temperatura ambiente esteja acima de 0° C;
- Manter o laser e o chiller sempre ligados e deixar a água fluir para evitar o congelamento;
- Drenar o máximo possível a água nos tanques e canos de resfriamento a água;
- Utilizar anticongelante.
Após o inverno, o ideal é voltar a utilizar a água de resfriamento normal. Antes de mudar a água, enxágue bem o anticongelante em todo o tanque de água e tubulações. Troque a água, e certifique-se de ventilar a bomba antes de ligá-la, caso contrário, a bomba poderá ser danificada.
Os pequenos detalhes fazem a diferença
As máquinas a laser de fibra são bastante robustas e confiáveis, necessitam de menos manutenção do que as outras tecnologias. É comum vermos um laser de fibra de alta potência substituir várias máquinas de CO2, por exemplo. Os fabricantes passam a depender de menos máquinas de corte para produzir mais. Se a máquina tiver problemas, o tempo de paralisação pode prejudicar seriamente a programação e, na pior das hipóteses, causar um gargalo e afetar o resto da fábrica. Assim, o fluxo de trabalho para.
Se algo está errado com um laser de fibra, muitas vezes são as pequenas coisas: Um feixe que não está totalmente centrado, o que significa que o operador precisa verificá-lo, um disco de acrílico. Se não for o bico, pode ser uma pequena mancha em um vidro de cobertura, uma microtab no lugar errado ou algum problema no chiller.
Cuide das pequenas coisas, e o laser de fibra continuará a ser o melhor aliado extraordinariamente produtivo da fábrica, durante muitos anos.
E não se esqueça, temos uma equipe de suporte pronta para te atender.
Caso a sua empresa esteja interessada em obter uma máquina com o melhor da tecnologia laser de fibra óptica, a Welle Laser propõe a realização de um estudo detalhado sem custos, que demonstrará o ganho que a tecnologia do laser de fibra, produzido por uma empresa brasileira, pode proporcionar.