Aqui na Welle, mais do que máquinas a laser, oferecemos soluções completas.
Desde as máquinas mais avançadas de corte e softwares inteligentes de monitoramento remoto, até as máquinas portáteis de solda a laser de fibra óptica (você encontra nosso catálogo completo de soluções aqui).
Mas afinal de contas, como a máquina de solda a laser se diferencia das tradicionais máquinas de solda?
Atualmente, a tecnologia de soldagem mais avançada do mundo é a soldagem a laser. A máquina de solda a laser utiliza pulsos a laser de alta energia para aquecer localmente o material em uma pequena área. A energia da radiação laser se difunde no material através da condução de calor, e o material é derretido. É um novo tipo de método de soldagem, principalmente para a soldagem de materiais de espessuras finas e peças de precisão. Ele pode realizar solda por pontos, solda escamada, solda selada, etc., com alta qualidade, pequena largura de solda, sem calor desnecessário, e velocidades impressionantes.
Que materiais a máquina de solda a laser pode soldar?
1- Matriz de aço
A máquina de solda a laser pode ser usada para soldar S136, SKD-11, NAK80, 8407, 718, 738, H13, P20, W302, 2344 e outros tipos de aço para matrizes.
2- Aço carbono
A máquina de solda a laser solda aço carbono com bons resultados. A qualidade da soldagem depende do conteúdo de impurezas. Para obter uma boa qualidade de soldagem, é necessário pré-aquecimento quando o teor de carbono excede 0,25%. À medida que o teor de carbono aumenta, a sensibilidade das fissuras e entalhes de solda aumentará. Tanto o aço de médio e alto carbono quanto o aço de liga comum podem ser bem soldados a laser, mas o pré-aquecimento e o tratamento pós-soldagem são necessários para eliminar tensões e evitar rachaduras.
3- Aço-liga
Para a soldagem a laser de aço de baixa liga de alta resistência, desde que os parâmetros de soldagem selecionados sejam apropriados, pode-se obter uma junta com propriedades mecânicas equivalentes ao metal de base.
4- Aço inox
Como a velocidade de soldagem é alta e a zona afetada pelo calor da máquina de solda a laser são pequenas, os problemas de superaquecimento e o grande coeficiente de expansão linear da solda de aço inoxidável são resolvidos e o cordão de solda não apresenta defeitos como poros e inclusões. Em comparação com o aço carbono, o aço inoxidável é mais fácil de obter soldas estreitas de penetração profunda devido a sua baixa condutividade térmica, alta taxa de absorção de energia e eficiência de fusão. A soldagem de chapas finas com uma máquina de soldagem a laser de baixa potência pode obter uma junta bem formada com uma solda lisa e bonita.
5- Cobre e liga de cobre
A soldagem de cobre e ligas de cobre é propensa a problemas de infusão e penetração incompleta. Portanto, uma fonte de calor com energia concentrada e alta potência como o laser é ideal e resolve muitos problemas da solda tradicional em cobre.
6- Alumínio e ligas de alumínio
O alumínio e as ligas de alumínio são materiais altamente reflexivos. Ao soldar alumínio e suas ligas, conforme a temperatura aumenta, a solubilidade do hidrogênio no alumínio aumenta acentuadamente, gerando muitos poros na solda. Esse problema também é contornado pela solda a laser devido à sua alta precisão e eficiência.
Poder para fazer a diferença
A Welle desenvolve soluções completas que permitem às empresas de processamento de chapas transformar esta visão em realidade. As tecnologias para isso já estão disponíveis e temos o ‘know-how’ necessário para interligar todos os sistemas individuais para formar um sistema de produção inteligente. Com nossas soluções escalonáveis que podem ser expandidas em etapas, apoiamos empresas no caminho em direção ao futuro.
Todas as soluções oferecidas pela Welle são pensadas para atender a estruturação e a inovação que a Indústria 4.0 exige.
Confiar em uma indústria brasileira, que oferece produtos que contam com a tecnologia de ponta mundial, é ter a certeza de muito mais facilidade em todos os processos.
Caso a sua empresa esteja interessada em fazer parte desta revolução, a Welle Laser propõe a realização de um estudo detalhado sem custos, que demonstrará o ganho que a tecnologia do laser de fibra, produzido por uma empresa brasileira, pode proporcionar.