Entre em contato

Mande uma mensagem e saiba como Adquirir um produto Welle Laser.

 01/09/2017

Marcação de cabos de acelerador e embreagem para automóveis

Uma empresa de autopeças procurou a Welle pois precisava aumentar a produtividade e melhorar a rastreabilidade de sua linha de cabos para acelerador e embreagem. Na época, ela realizava a marcação a jato de tinta do logo e de códigos seriais em luvas poliméricas que eram colocadas nos cabos. Além disso, a empresa também realizava a marcação da ponteira nitretada do cabo.

Este processo necessitava de 3 máquinas e 9 operadores, e apresentava alguns problemas, como a baixa velocidade (200 cabos / hora), o custo alto com consumíveis (luvas poliméricas e tinta de marcação), a limitação de conseguir produzir apenas lotes semestrais (com poucos dados sobre o produto, dificultando casos de recall), e a facilidade de falsificação, já que as luvas eram facilmente removidas.

Após passar por testes de velocidade e qualidade, a empresa adquiriu uma máquina de marcação a laser de fibra óptica da Welle.

Com o uso da nova tecnologia,, o processo de marcação passou a utilizar apenas uma máquina e 3 operadores. A produção foi de 200 cabos para 1500 cabos/hora, sem utilização de consumíveis. Os lotes passaram a ser unitários, graças a flexibilidade na marcação de códigos variáveis, que puderam conter informações mais específicas do produto. As marcações deixaram de ser facilmente removíveis e se tornaram permanentes.

O resultado foi uma grande redução de custos, maior agilidade no processo, maior proteção contra falsificação e melhor controle de qualidade. Tudo muito importante quando se trata de uma indústria tão exigente quanto a automobilística.

Veja o infográfico abaixo com as maiores mudanças e não deixe de ver nossos vídeos de marcação aqui.

Tags: , , , , ,