Devido ao ambiente de uso especial dos dispositivos médicos, temos requisitos especiais para sua precisão, segurança, lisura e condições sanitárias. Portanto, ao fabricar dispositivos médicos, devemos exigir estritamente dos fabricantes para que atinjam tais critérios. No processo de produção de equipamentos médicos de metal, o modo tradicional de processamento de corte mecânico de chapas metálicas tem grandes deficiências em termos de precisão, segurança e controlabilidade. A substituição do método tradicional de processamento pela máquina de corte a laser de fibra é uma tendência inevitável da indústria.
Primeiro, o corte a laser atende às exigências de precisão, segurança e acabamento na profissão médica. O corte a laser de fibra utiliza um raio laser de alta densidade para cortar a superfície do material, aquecendo o material em um tempo muito curto para que o material derreta ou se vaporize. O gás de alta pressão é então usado para soprar o material fundido da fenda, finalizando o corte. Como a temperatura é extremamente alta, o laser garante a possibilidade de não ser contaminado durante o processamento do instrumento. Além disso, o acabamento da superfície cortada do material processado é muito bom, o que pode atender aos requisitos de moldagem única e evitar dois ou mais reprocessamentos após o material ser moldado, causando tempo e perda de material.
Em segundo lugar, da peça em si, os dispositivos médicos são muito diferentes de outras peças mecânicas. Requer alta precisão sem qualquer desvio, e as máquinas de corte a laser podem atender bem a estes requisitos de processamento ao cortar equipamentos.
Além disso, a fenda de corte produzida pelo corte a laser de fibra é muito estreita, o raio laser é focalizado em um pequeno ponto luminoso para que o ponto focal atinja uma alta densidade de potência, o material seja rapidamente aquecido ao grau de vaporização e os furos sejam formados por evaporação. Com o movimento linear do feixe de luz e do material, uma fenda estreita é continuamente formada no furo, geralmente de 0,10 – 0,20mm. Fendas extremamente pequenas garantem alta precisão de corte.
O processo de produção da máquina de corte a laser de fibra é um processo sem contato. O cabeçote de corte a laser não entra em contato com a superfície do material processado e a peça não é arranhada. Para dispositivos médicos, a lisura da superfície é um requisito essencial. Isso elimina qualquer necessidade de lixamento das peças, agilizando e barateando o processo de produção.
Poder para fazer a diferença
A Welle desenvolve soluções completas que permitem às empresas de processamento de chapas transformar esta visão em realidade. As tecnologias para isso já estão disponíveis e temos o ‘know-how’ necessário para interligar todos os sistemas individuais para formar um sistema de produção inteligente. Com nossas soluções escalonáveis que podem ser expandidas em etapas, apoiamos empresas no caminho em direção ao futuro.
Todas as soluções oferecidas pela Welle são pensadas para atender a estruturação e a inovação que a Indústria 4.0 exige.
Confiar em uma indústria brasileira, que oferece produtos que contam com a tecnologia de ponta mundial, é ter a certeza de muito mais facilidade em todos os processos.
Caso a sua empresa esteja interessada em fazer parte desta revolução, a Welle Laser propõe a realização de um estudo detalhado sem custos, que demonstrará o ganho que a tecnologia do laser de fibra, produzido por uma empresa brasileira, pode proporcionar.