Entre em contato

Mande uma mensagem e saiba como Adquirir um produto Welle Laser.

 10/09/2018

Por que a extração de fumos é importante?

Fumos e gases resultados de corte, marcação, limpeza e solda de metais, são sérios causadores de problemas de saúde em ambiente de trabalho industrial. Ter sistemas de extração corretos instalados não é importante apenas para atender às regulamentações, mas também para garantir a segurança e a saúde de seus operadores.

Para proteger seus funcionários e a sua saúde, lembre-se das sugestões que traremos abaixo.

Riscos para a saúde

Os riscos para a saúde vêm com a exposição prolongada aos gases, por isso é importante usar o equipamento correto para remover essas substâncias perigosas.

Dependendo do tamanho das partículas, a fumaça pode afetar diferentes partes do sistema respiratório:

  • É uma das principais causas da asma ocupacional;
  • Pode causar irritação nos olhos e garganta;
  • O fluxo pode causar problemas dermatológicos;
  • Pode causar dores de cabeça e tonturas;
  • Uma pequena quantidade de formaldeído pode ser encontrada nos fumos provenientes de processos em metais, o que poderia aumentar a incidência de câncer nasofaríngeo e do câncer nasossinusal.

Conservação de equipamentos

Pouco lembrada quando falamos dos malefícios que os fumos produzidos nos processos com metal podem gerar, a conservação de equipamentos é outro tópico que merece destaque.

Principalmente em trabalhos como marcação e limpeza laser, a falta de um exaustor adequado, pode gerar danos consideráveis.

Nestes tipos de processos, os fumos, quando não extraídos aderem na lente e, aos poucos, vão danificando o funcionamento do conjunto óptico. Após algum tempo de uso, a eficácia na utilização do equipamento cai e a troca deste conjunto acaba sendo inevitável.

Lembrando que, não basta ter um exaustor qualquer, é necessário ter um equipamento que atenda a demanda de extração e que faça a purificação destes fumos de maneira efetiva.

Extração Inteligente de Fumos

Sempre recomendamos que seu extrator de fumos contenha filtros de alta eficiência para remover até as menores partículas. 

Uma das melhores opções, são os exaustores em camadas, como o Exaustor Purificador de Fumos da Welle Laser.

No equipamento, os fumos são sugados e passam por camadas onde são filtrados várias vezes, até serem liberados. Este processo garante a limpeza destes fumos e a maior eficiência em todo o processo.

Mas quais são as etapas pelas quais os fumos sugados passam até serem liberados?

1 – No Exaustor Purificador de Fumos da Welle Laser os fumos são puxados pela bomba de vácuo, e são direcionados a um reservatório, onde as partículas maiores ficam.

2 – Subindo, os fumos passam pelo pré-filtro plissado [Filtro ES (G4)], que faz a primeira filtragem, eliminando as partículas maiores que passaram pelo primeiro reservatório.

3 – Depois os fumos passam pelo filtro de carvão ativado (Filtro ES-AC), que reduz e neutraliza eventuais odores presentes no ar com fumo.

4 – Por último, os fumos passam pelo filtro absoluto [Filtro CRS-G(H14)], que elimina praticamente todas as impurezas que ainda restam, com eficiência de 99,99% para partículas de 0,3 µm.

5 – O ar, agora purificado, é liberado.

 

Pronto, seu local de trabalho, os colaboradores e o seu equipamento podem desenvolver suas funções tranquilamente.

 

Ficou interessado em conhecer o produto? Podemos fazer um contato com você!

Tags: , , , , , , , , ,