Quando se fala em metalurgia, mais especificamente, na produção de peças, chapas, engrenagens e outros, existe uma infinidade de métodos possíveis para produção. Cada método com suas características, objetivos e acabamentos próprios. Na maioria dos casos, é inviável ter uma máquina para cada processo e internalizar toda a produção, e é aí que entram as prestadoras de serviços.
Os prestadores de serviços se especializam em diversos métodos de produção, principalmente atuam com dobra, solda e corte a laser, para atender um público exigente que necessita de soluções práticas, eficientes e de excelente finalização.
Sobre o serviço de corte a laser
Existem diversos métodos de corte, cada vez mais, o corte a laser de fibra óptica é o mais procurado, devido sua grande versatilidade e velocidade para se trabalhar com metais, além de precisão e acabamento incomparáveis.
Como o corte a laser de fibra óptica não necessita de trabalhos de acabamento nas peças, nem quaisquer abrasivos, a aparência e acabamento final das peças impressiona e fideliza os clientes.
Outro ponto que torna o serviço de corte a laser de fibra cada vez mais benéfico para as prestadoras de serviço, é a velocidade de corte, que, por conta do laser ultra focado, pode cortar até 5 vezes mais rápido que um laser CO2, por exemplo.
Também existem outras vantagens que podem pesar muito na saúde financeira da empresa no fim do mês, como:
- Consumo de energia:
O laser de fibra óptica, por ser muito eficiente na condução de energia, produz pouco calor. O pouco calor que é produzido fica distribuído no comprimento da fibra, igualmente, de forma a não superaquecer e danificar peças. Por sua composição, o laser de fibra óptica é fácil de refrigerar, mantendo-se eficiente ao mesmo tempo – o que quer dizer um consumo menor de energia.
O laser de fibra também não utiliza turbinas para geração de gases que esquentam e precisam de refrigeração para funcionarem corretamente, como no CO2. A combinação desses fatores é um consumo de energia muito menor.
Um bom exemplo é a comparação entre a máquina de corte a laser CO2 de 5kW e uma máquina de corte a laser de fibra de 3kW. Enquanto a de CO2 consome cerca de 70kW, a de fibra consome aproximadamente 25kW (tendo em vista que os dois lasers têm, de modo geral, uma performance equivalente).
- Baixa manutenção:
Os lasers de CO2 utilizam espelhos para geração e condução do feixe até a área de trabalho. Esses espelhos estão sujeitos à fadiga térmica e contaminação que geram custos de manutenção e os constantes alinhamentos no cabeçote de corte.
Já os lasers de fibra substituem esses espelhos por um sistema de fibra óptica muito mais resistente e livre de manutenção. Alinhamentos na óptica são realizados preventivamente somente a cada 6 meses.
Além disso, as fontes de laser de fibra proporcionam fornecimento de energia estável por milhares de horas. Isso significa uma redução drástica nas intervenções com manutenção.
Concluindo
Os custos de capital e os custos de funcionamento dos processos de corte são muito diferentes. Dada a alta velocidade e confiabilidade dos lasers de fibra, ele normalmente supera outros processos em termos de custo por peça.
A possibilidade de aumentar a potência do laser e a praticidade das máquinas de fibra óptica, ano após ano, irá alterar ainda mais o cálculo do custo em favor do corte a laser de fibra.
Poder para fazer a diferença
A Welle desenvolve soluções completas que permitem às empresas de processamento de chapas transformar esta visão em realidade. As tecnologias para isso já estão disponíveis e temos o ‘know-how’ necessário para interligar todos os sistemas individuais para formar um sistema de produção inteligente. Com nossas soluções escalonáveis que podem ser expandidas em etapas, apoiamos empresas no caminho em direção ao futuro.
Todas as soluções oferecidas pela Welle são pensadas para atender a estruturação e a inovação que a Indústria 4.0 exige.
Confiar em uma indústria brasileira, que oferece produtos que contam com a tecnologia de ponta mundial, é ter a certeza de muito mais facilidade em todos os processos.
Caso a sua empresa esteja interessada em fazer parte desta revolução, a Welle Laser propõe a realização de um estudo detalhado sem custos, que demonstrará o ganho que a tecnologia do laser de fibra, produzido por uma empresa brasileira, pode proporcionar.