À medida que o uso intensivo da máquina de corte se prolonga, é desejável realizar a manutenção preditiva de alguns componentes, evitando a parada da máquina ou problemas no processo de corte. Nosso sistema SMART, por exemplo, monitora a vida útil dos componentes e automaticamente dispara avisos quando o ciclo final de alguma peça se aproxima. Desta forma, é possível evitar a maior parte das paradas e realizar diagnósticos, porém, nem todas máquinas instaladas no mercado possuem este sistema. Então, listamos aqui os motivos mais comuns que causam problemas no corte, ou até mesmo paradas na máquina. Confira:
- Queda da potência do laser devido a vida útil
Uma fonte de laser de fibra possui uma vida útil de 100.000 horas de uso contínuo. Quando a vida útil da fonte chega ao final, ela começa a perder potência, e maior é a probabilidade de que a chapa não possa ser cortada.
- Contaminação dos componentes ópticos
Máquinas mais antigas, como as máquinas de laser CO2 possuem uma série de espelhos, que com o uso contínuo vão acumulando resíduos, causando péssimos resultados de corte ou até mesmo impedindo o corte. Já as máquinas de corte a laser de fibra não possuem espelhos, apenas a lente, que eventualmente também deve ser limpa.
- Auto-foco irregular
O foco automático da máquina de corte a laser de fibra Welle é um elemento muito importante que afeta a qualidade do corte. Quando o laser pointer não está alinhado, o corte não será realizado.
- Parametrização incompatível
Para cada tipo de peça, espessura, e metal, existe uma diferente combinação de parâmetros. Muitas vezes, a biblioteca de parâmetros de máquinas importadas são feitas a partir dos metais utilizados na indústria estrangeira, onde as características do metal podem mudar bastante. De olho nisso, a Welle já disponibiliza em suas máquinas a laser de fibra óptica a biblioteca dos parâmetros recomendados para os metais mais utilizados na indústria brasileira, além de personalizar a biblioteca para cada cliente com base em sua produção.
- A espessura da chapa processada excede o limite do equipamento
Há um limite de espessura de corte para o corte a laser de fibra com diferentes potências. Se a espessura limite for excedida, o equipamento não cortará através da chapa.
- A pressão do gás auxiliar não é alta o suficiente
A máquina de corte a laser de fibra utiliza gás auxiliar ao cortar, e este gás deve estar sob uma certa pressão para remover completamente os resíduos gerados durante o corte. Quando a pressão do ar não atinge um certo nível, o corte é dificultado. Outra questão importante é escolher o tipo correto de gás auxiliar.
- A escolha do bico do cabeçote laser não corresponde à espessura da chapa processada
Os bicos de corte possuem uma grande importância e afetam diretamente a qualidade de seu corte a laser. O desgaste dele ou até pequenos desalinhamentos podem resultar em falhas gravíssimas no resultado final de uma peça, assim como a escolha de um bico incompatível.
Os pequenos detalhes fazem a diferença
As máquinas a laser de fibra são bastante robustas e confiáveis, necessitam de menos manutenção do que as outras tecnologias. É comum vermos um laser de fibra de alta potência substituir várias máquinas de CO2, por exemplo. Os fabricantes passam a depender de menos máquinas de corte para produzir mais. Se a máquina tiver problemas, o tempo de paralisação pode prejudicar seriamente a programação e, na pior das hipóteses, causar um gargalo e afetar o resto da fábrica. Assim, o fluxo de trabalho para.
Se algo está errado com um laser de fibra, muitas vezes são as pequenas coisas: Um feixe que não está totalmente centrado, o que significa que o operador precisa verificá-lo, um disco de acrílico. Se não for o bico, pode ser uma pequena mancha em um vidro de cobertura, uma microtab no lugar errado ou algum problema no chiller.
Cuide das pequenas coisas, e o laser de fibra continuará a ser o melhor aliado extraordinariamente produtivo da fábrica, durante muitos anos.
E não se esqueça, temos uma equipe de suporte pronta para te atender.
Caso a sua empresa esteja interessada em obter uma máquina com o melhor da tecnologia laser de fibra óptica, a Welle Laser propõe a realização de um estudo detalhado sem custos, que demonstrará o ganho que a tecnologia do laser de fibra, produzido por uma empresa brasileira, pode proporcionar.