Entre em contato

Mande uma mensagem e saiba como Adquirir um produto Welle Laser.

 20/03/2018

Principais parâmetros para uma marcação a laser ideal

Como conseguir o melhor resultado na marcação a laser?

Inicialmente, é preciso levar em conta quais são as necessidades da empresa com relação ao tempo de processo (atual ou desejado), expectativa de qualidade (muda conforme o tipo de aplicação), material a ser marcado, entre outras especificidades.

Com essas informações em mãos, os técnicos do laboratório da Welle se empenham modificar e equilibrar os parâmetros para chegar no resultado ideal.

Entenda melhor os principais parâmetros que estão interligados no processamento para marcação e gravação a laser:

Velocidade (mm/s)

É a velocidade de avanço do laser (ponto focal) pela linha a ser marcada.
Nas velocidades mais baixas, o laser interage por mais tempo com o material, modificando mais o seu aspecto. Nas mais altas, como o material fica menos tempo exposto, o resultado pode ser mas “fraco” visualmente. Como os parâmetros funcionam conjuntamente, o visual “forte” ou “fraco” depende da combinação das configurações.

Preenchimento

É o caminho que o laser deverá percorrer para preencher determinado desenho. Conforme os tipos de preenchimento, a qualidade e velocidade sofrem alteração. Dentro do preenchimento, é possível a configuração do espaçamento e angulação das linhas.

Espaçamento entre linhas

É a distância entre as “linhas” do preenchimento de uma área. Quanto menor o espaçamento, maior o tempo de marcação, pois mais linhas terão de ser marcadas para preencher todo o espaço. A qualidade teoricamente fica nos espaçamentos menores, já que a superfície fica mais “coberta” por linhas. Também é possível regular a angulação das linhas no preenchimento.

Potência (%)

É o percentual da potência total que será utilizada para a marcação.A potência de saída não é diretamente proporcional à potência de entrada elétrica da máquina. Por exemplo, ao realizar uma marcação com 50% da potência de uma fonte laser de 40W, o resultado não será necessariamente o mesmo que marcar com 100% de uma fonte de 20W. Com isso em vista, ainda assim é possível chegar à mesma potência de saída com diferentes fontes laser.

Frequência

É a frequência de repetição dos pulsos do laser ou dos pontos de marcação. Na prática, de forma geral, as menores frequências resultam em marcações mais fortes (não esquecendo da influência dos outros parâmetros).

Wobble

O contorno de um desenho pode ser feito em forma de espirais através das configurações de Wobble, com a possibilidade de ajustar a distância entre as espirais e o diâmetro de cada círculo. Assim se obtém uma marcação mais agressiva com uma linha mais espessa.

Waveform

É a configuração da maneira como a energia está distribuída em cada pulso do laser. Essa energia pode ser liberada em grande parte no início do pulso, e de forma mais suave no restante do tempo do pulso. Também pode ter a energia liberada de forma homogênea durante o pulso ou ser liberada em maior parte no final do pulso.
Esse parâmetro é interessante porque não só influencia na qualidade da marcação, mas também torna possível marcações em materiais que não poderiam ser marcados com o laser de fibra de outra forma.