Welle > Notícias > Projeto da ZF do Brasil com máquina da Welle vence prêmio de inovação

24/11/2017

Projeto da ZF do Brasil com máquina da Welle vence prêmio de inovação

Projeto da ZF do Brasil com máquina da Welle vence prêmio de inovação

A ZF do Brasil, empresa líder mundial em driveline e tecnologia de chassis, venceu o Prêmio Sorocaba de Inovação com um projeto de limpeza de peças feito em parceria com a Welle.

O projeto viabilizou um processo de limpeza a laser para rodas CBN (rebolos de nitreto cúbico de boro) com o objetivo de aumentar o tempo de vida da ferramenta e reduzir as despesas com recobrimento. A equipe de Processos de Engrenagens da Planta 1 de Sorocaba (SP), responsável pelo projeto, foi formada por Helton Mion, Tiago Santos, Durval Baroca, Marcelo Roque, Reginaldo Basseto, o supervisor Davi Rodrigues e o gerente da área Alexandre Brito.

“Inovador, ágil, eficaz, competitivo e
capaz de elevar a produtividade
dos processo industriais”

Após 3 anos de pesquisa e ensaios, o processo alcançou altos níveis de eficiência. Os rebolos são limpos em uma máquina LS3000 da Welle – processo que leva cerca de 5 minutos – sem afetar a produtividade da fábrica e com aumento de 50% na vida útil dessas peças. Além disso, os custos de manutenção diminuíram e a limpeza a laser de fibra óptica consegue interagir apenas com o metal depositado na superfície (resíduos), sem modificar a estrutura ou o material aderido eletro galvanicamente. O payback da máquina da Welle foi atingido em apenas alguns meses – provando a alta eficiência e potencial econômico da tecnologia.

Máquina LS3000 da Welle Laser para gravação e marcação

Máquina utilizada no projeto premiado da ZF

 

“Inovador, ágil, eficaz, competitivo e capaz de elevar a produtividade dos processo industriais” – assim foi definido o projeto da ZF do Brasil na página de votação do Prêmio Sorocaba de Inovação. O prêmio, que visa identificar e reconhecer esforços inovadores do Município de Sorocaba (um grande polo industrial de inovação), teve 45 projetos inscritos. A votação foi online e aberta ao público e a entrega do prêmio ocorreu no dia 16/11.

A Welle congratula os envolvidos por seu profissionalismo, persistência, curiosidade, e espírito científico. São um grande exemplo para a indústria brasileira.

Achou Interessante? Preencha o formulário abaixo e lhe faremos um contato!