Entre em contato

Mande uma mensagem e saiba como Adquirir um produto Welle Laser.

 29/06/2017

Welle Apresenta Tecnologia Laser Aplicada na Indústria 4.0

Demonstração Limpeza a Laser IFSC Chapecó

O IFSC de Chapecó (SC) recebeu a Welle para apresentação de conteúdo teórico e prático.

Cerca de 150 pessoas, entre alunos e professores, ouviram atentamente as novidades do mercado de marcação e corte a laser, além de experimentarem a nova máquina de limpeza a laser. As apresentações foram realizadas no IFSC de Chapecó por dois experientes integrantes da equipe de vendas – Ricardo Dalri e Rodrigo Savenhago – em dois turnos que duraram ao todo 6 horas.

Os alunos dos cursos de Mecânica e Eletromecânica ficaram animados com a história de Ricardo Dalri, que começou no IFSC de Florianópolis (na época ainda chamado CEFET) cursando Mecatrônica Industrial em um período e Curso Técnico em Eletrônica em outro. Hoje Dalri é Coordenador de Vendas Técnicas de Santa Catarina para a Welle. Segundo a engenheira mecânica Marli Teresinha Baú, professora do instituto, é importante que os alunos conheçam exemplos de que é possível se desenvolver profissionalmente através do conhecimento, e que a indústria valoriza profissionais que se formam no IFSC. “A importância da pesquisa científica para o desenvolvimento tanto da indústria como do profissional ficou evidente na apresentação” – contou Marli.

Alunos IFSC

Limpeza a laser é um assunto novo, e não havia sido discutido durante as aulas. Sem dúvida, o momento da prática com a máquina foi uma experiência que os alunos levarão consigo, da mesma forma que levaram os corpos de prova para casa após a aula.
Eng. Marli Teresinha Baú, professora do IFSC

O representante e engenheiro Rodrigo Savenhago ressaltou que a evolução tecnológica acontece de forma tão rápida que é importante que os alunos entrem em contato com empresas inovadoras ainda na faculdade ou nos cursos profissionalizantes. “Assim eles se sentem atualizados e podem levar essa experiência para os processos produtivos nas empresas onde forem contratados” – disse. Chapecó vêm passando por um grande desenvolvimento do ecossistema de inovação com um novo Parque Tecnológico e um Centro de Inovação que abrirá portas em 2018.

A curiosidade dos alunos foi grande com relação aos tipos de aplicação do laser e à segurança no manuseio. Dalri achou interessante este foco, que na sua opinião mostrou que “os alunos estão em sintonia com a realidade do mercado, já que estas questões também são levantadas por clientes nos primeiros contatos”.

Momento da apresentação da aplicação, que foi seguido pela utilização pelos próprios alunos.

Solicite o seu catálogo

Durante a demonstração da máquina de limpeza, quando os alunos puderam manuseá-la, a surpresa foi grande. Eles ficaram impressionados pela facilidade do uso e também pelo resultado final. “Limpeza a laser é um assunto novo, e não havia sido discutido durante as aulas. Sem dúvida, o momento da prática com a máquina foi uma experiência que os alunos levarão consigo, da mesma forma que levaram os corpos de prova para casa após a aula” – contou a professora.

Sobre a adequação à indústria 4.0, Marli ressaltou o quanto isso aproximou o conceito teórico das vidas dos alunos – “Muitos professores falam sobre isso em aula, porém quando uma empresa tão próxima de nós fala sobre como já está acontecendo, muda a perspectiva do aluno”.

A Welle espera que a visita tenha servido como incentivo para a construção de carreiras. “Para o Brasil evoluir para a indústria 4.0, precisamos de capital de investimento e também capital intelectual. Só com pesquisa e bons profissionais conseguiremos chegar lá. Por isso queremos estar presentes na educação, e manteremos nossa porta aberta para o IFSC e outras instituições que buscarem parcerias.” – resumiu Rafael Bottós, CEO da Welle.

Para os alunos que puderam estar presentes, fica a mensagem: sabemos que vamos nos encontrar novamente muito em breve, quando forem profissionais trabalhando em grandes empresas. Para os professores, vai o nosso obrigado por alimentarem de interesse e curiosidade as mentes que vão transformar o nosso futuro.

Veja também a matéria no portal do IFSC.

Tags: , , , , , , ,