Entre em contato

Mande uma mensagem e saiba como Adquirir um produto Welle Laser.

 25/07/2017

Como inovar e, ao mesmo tempo, ser produtivo?

Quando falamos em inovação, os primeiros aspectos que vêm à mente são grandes avanços tecnológicos e soluções que, em uma primeira análise, parecem estar completamente fora de alcance a curto prazo. Entretanto, enquanto agentes de trabalho, operação e gestão de processos industriais, é preciso termos o entendimento claro do que é, de fato, tecnologia.

tecnologia
substantivo feminino
1.
teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana (p.ex., indústria, ciência etc.).

Estudo. Processos. Instrumentos.

Mas o que esses três tópicos têm em comum? Tudo! O conceito de “inovação” vai muito além de substituir equipamentos antigos por versões atualizadas. Antes de aplicar processos de inovação em uma empresa, devemos aliá-los aos referenciais mais puros da tecnologia. Ou seja, inovar significa ter uma uma visão mais abrangente do negócio, a fim de se atingir um fluxo de trabalho mais eficaz, novas oportunidades de mercado e otimização da produtividade para os mais diversos setores de uma empresa, economizando matéria-prima, mão de obra e tempo. Como? Estudando e avaliando a situação em que o seu negócio se encontra, entendendo e adequando os processos de trabalho e, por último mas não menos importante, apropriando-se de instrumentos capazes de auxiliar e atender às expectativas de entrega da produção.

Diante de diversas atualizações, novidades e possibilidades que podem ser aplicadas, unindo inovação e tecnologia para processos empresariais, pode ser difícil saber onde investir de forma efetiva. Listamos algumas dicas para você utilizar inovação e tecnologia como aliadas para a produtividade da sua equipe:

BUSQUE AUTOMATIZAR SEUS PROCESSOS GERENCIAIS

Investir em ferramentas de gestão pode ser uma excelente saída para economizar tempo da sua equipe e realocar pessoal para outras demandas. Processos de acompanhamento de reuniões, etapas de produção e controle de funcionários podem ser geridos de forma instantânea via soluções digitais. Além do fator tempo, a presença de tecnologia para processos gerenciais também significa uma otimização quantitativa na folha de pagamentos, visto que vale mais a pena investir em uma ferramenta do que ter um (ou mais) funcionário (s) no corpo da empresa.

O ExactSales é um exemplo de software que ajuda na gestão de vendas, mais exatamente da prospecção, aqui na Welle. Saiba mais.

INVISTA EM NOVOS EQUIPAMENTOS

Maquinário atualizado também entra como uma das principais formas de inovação e otimização da produção. Apostar em equipamentos versáteis, robustos e de simples operação é um investimento que, a longo prazo, pode significar mais lucro e fluxo de caixa positivo, visto que, quanto maior for o domínio do colaborador sobre suas tarefas, melhor ele produzirá.

Ainda, é de extrema importância que você se certifique que a tecnologia utilizada no novo equipamento é a mais moderna dentro do seu orçamento. Faça uma pesquisa sobre tendências e atualizações de maquinário, entrando em contato com especialistas e consultores técnicos dos próprios fabricantes das máquinas pelas quais você se interessou. Afinal, você não vai querer ficar preso a um equipamento recém-comprado com uma tecnologia inferior àquela que seus concorrentes estarão comprando, certo?

Segundo Francisca Pontes, especialista em indústria do Sebrae Nacional, você, empresário, deve ter plena ciência de que seus funcionários deverão passar por um período de treinamento para garantir que o novo equipamento será utilizado de forma adequada.

Conheça nossos treinamentos.

Além disso, para acompanhar seu anseio por inovação, você pode contar com programas de financiamento empresarial, como o FINAME, Proger e o cartão BNDES. Outra alternativa é o aluguel de máquinas – uma excelente opção para atualizar ou aumentar sua produção sem comprometer o capital de giro.

Quer investir no futuro da sua empresa? Saiba como adquirir uma das soluções da Welle.

USE A “INDÚSTRIA 4.0” A SEU FAVOR

Nos sistemas com manutenção 4.0, as tarefas, que antes eram realizadas de forma periódica ou apenas com a quebra do equipamento, passam a ser realizadas com a instrução do próprio sistema. Cada vez mais, o software otimizará a utilização do equipamento de forma a diminuir o tempo parado e os prejuízos com trocas de peças. Ao usuário cabe apenas o monitoramento do equipamento e o foco no que realmente importa: o desenvolvimento de soluções inovadoras para seus produtos e serviços.

O Sistema Smart, implantado pela Welle na sua máquina de corte CS 3000 e disponível para Linhas de Marcação, traz consigo estes conceitos da indústria 4.0.

Saiba mais sobre o Sistema SMART.

TRANSFIRA A INFRAESTRUTURA DE TI PARA A NUVEM

Mais uma maneira de poupar dinheiro e alavancar os processos de produção, é transferir a infraestrutura de TI da sua empresa para a nuvem. Desta forma, você garante longevidade e segurança no armazenamento de sistemas e informações. Além disso, a versatilidade e mobilidade de acesso é outra grande vantagem, pois o sistema pode ser acessado por meio de dispositivos móveis onde e quando os gestores ou colaboradores precisarem.

Em uma primeira análise, tantas novidades podem soar um pouco grandiosas. Mas não se assuste e não perca tempo: comece hoje mesmo a planejar investimentos que convertam em sucesso para a sua empresa!

Conheça as soluções da Welle.

Tags: , ,